Autoestima no Dia a Dia: Pequenos Gestos para se Sentir Melhor Consigo Mesmo

Você tem algum objeto pessoal que não dá para ninguém e cuida com muito carinho? Alguma coisa que te faz lembrar de algo especial, ou ganhou de alguém especial? que em sua opinião tem muito valor? Esse valor é a estima que você tem por esse objeto. O mais interessante é que possivelmente aos olhos de outra pessoa esse mesmo objeto é simplesmente algo comum. 

 A palavra estima significa afeição, afeto, admiração e respeito, que sente por alguém ou por algo, e quando falamos de autoestima todas essas características se voltam a você mesmo, autoestima é nada mais que o valor que você dá a si mesmo.

Ao contrário do que muitos pensam, autoestima não se resume a gostar ou não da aparência. Ter uma boa autoestima é ter confiança em si mesmo, conhecer seus valores, suas capacidades, conhecer e aceitar suas particularidades. 

Hoje quero falar especificamente sobre a sua percepção de valor e cuidado. Qual a forma que você se vê? Quais suas particularidades? Quais seus valores? Quanto você aceita? Quanto você se cuida? 

A autoestima influencia em tudo na vida, trabalho, relacionamentos, autocuidado, na forma como se comunica com os outros, se consegue ou não se posicionar, expressando seus sentimentos e opiniões. 

A autoestima é algo construído e fortalecido, não é simplesmente “se gostar”, é se respeitar como pessoa. Inserir pequenos gestos no dia a dia faz com que você perceba suas qualidades, estimulando sua percepção de autovalor. 

Vou deixar aqui algumas dicas, como forma de poder ajudar na sua autoestima:

  • Conheça suas qualidades: Perceba no que é bom. Lembre-se: não precisa ser bom em tudo.
  • Conheça seus valores: Observe o que te faz bem e o que não te agrada, faça o exercício de se aproximar do que te deixa mais próximo aos seus valores. 
  • Tenha uma rotina de autocuidado: alguns minutos do dia para se cuidar, um momento de relaxamento, respiração, cuidados com a pele ou exercícios físicos
  • Evite comparações: Entenda que todos somos diferentes, gostos, educação, pensamentos, história de vida, é quase injusto se comparar com pessoas que não vivem sua realidade.
  • Cuide da sua saúde física: Exercícios regulares, uma alimentação equilibrada e sono adequado contribuem para um melhor bem-estar.
  • Pratique a autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo, especialmente em momentos de falha. Trate-se com a mesma gentileza que ofereceria a um amigo.
  • Cerque-se de pessoas positivas: Relacionamentos saudáveis e encorajadores podem impulsionar a autoestima. Afaste-se de pessoas tóxicas.
  • Aprenda a dizer não: Conheça seus limites e se for preciso diga não para se priorizar.
  • Desenvolva novas habilidades: Aprender algo novo pode aumentar a autoconfiança e o sentimento de realização.
  • Seja assertivo: Expresse suas opiniões e necessidades de maneira clara e respeitosa. Isso pode aumentar sua confiança e respeito próprio.

Se tem dificuldade de se lembrar, anote e coloque em algum lugar para que no dia a dia você pratique esses gestos de cuidados com você mesmo.

Como qualquer coisa que você estima e cuida, você também precisa desse cuidado, mas para isso acontecer primeiramente você precisa se conhecer, quando você se conhece você passa a dar atenção para suas particularidades com mais carinho e respeito!

Saiba que às vezes o que é estima para você não é para a outra pessoa e isso faz toda a diferença, entender que você pode e deve se dar valor mesmo que outra pessoa não perceba.

Aqui na Ciente Psicologia  trabalhamos com a Terapia Cognitivo Comportamental, ajudando no autoconhecimento, que pode identificar e modificar padrões de pensamento negativos, aumentando a autoestima. Cuide-se e nos procure!

Essa matéria foi escrita por:

Miriã de Oliveira Pereira

CRP06-195106

Psicóloga da Equipe:

CIENTE Psicologia