Entenda o porquê.
A assertividade tem relação com habilidade de comunicação, é o ato de afirmar ideias, expressar pensamentos e sentimentos de forma clara, objetiva, e transparente, sem agredir o outro ou ser submisso.
Assertividade é o comportamento mais adequado quando nos deparamos com os comportamentos agressivo, passivo ou passivo-agressivo. É uma capacidade interpessoal mais saudável pois é benéfico para todas as pessoas que a entendem e utilizam, pois se trata de um comportamento respeitoso e seguro.
Vou explicar um pouco mais sobre o Passivo, Agressivo e Passivo/Agressivo.
O Passivo: Geralmente a pessoa faz o que não quer, não consegue falar ao outro o que deseja, a pessoa passiva, enfrenta grandes conflitos mas não consegue dizer a ninguém.
Agressivo: É uma pessoa que não pede o que quer e sim exige algo a outra pessoa, exige que seus direitos sejam feitos, de forma inadequada, agressiva e muitas vezes impulsiva.
O passivo agressivo: É uma pessoa que alterna entre o passivo para o agressivo, tem dificuldade para se expressar, se posicionar, sempre concorda até o momento em que não se sente bem e acaba sendo agressivo na sua comunicação. O passivo agressivo geralmente tem a ideia de que o outro deveria saber como ela se sente ou o que gostaria.
Agora uma pessoa assertiva que consegue se expressar de maneira certa é a pessoa que provavelmente sabe dos seus direitos, que respeita o direito dos outros e sabe se expressar de maneira clara, firme, segura, sem ser agressiva. Para algumas pessoas a pessoa assertiva pode parecer rude, mas ela nunca desrespeita o outro.
Pontos que podem atrapalhar sua assertividade:
Não ter habilidades interpessoais: Habilidades em que são desenvolvidas através de treinos e interação com outras pessoas.
Não saber o que deseja: Um ponto muito importante é saber o que quer, alias pra que serve ter habilidade em falar sendo que você não sabe o que gosta, se conhecer é fundamental.
Emoções: Teremos uma falha tentando ser assertivo num momento de muita raiva, não é mesmo? É importante estar atento ao que está sentindo no momento da fala e não agir quando a emoção estiver intensa.
Esquecer de metas a longo prazo: Ou seja, esquecer de metas para atender pedidos ou desejos imediatos, sejam seus ou de outras pessoas.
Pensamentos distorcidos: Sim, seus pensamentos podem atrapalhar na sua assertividade.
Alguns pensamentos que uma pessoa teria diante de uma situação:
“Se eu pedir algo, vão acreditar que não tenho capacidade de resolver sozinho”
“Se eu dizer não, vão pensar que sou ruim”
“Não posso dizer o que quero, vão pensar que sou egoísta”
Agora o que isso tem a ver com psicologia e terapia?
Muita coisa, a forma como você age, a forma como gostaria de agir mas não consegue, aqueles momentos que age por impulso e não consegue entender o que aconteceu, tem tudo haver com a psicologia e que bom que podemos trabalhar isso em sessão, de forma não julgadora, clara e eficiente.
Dica para melhorar sua assertividade: Descreva as situações, diga os fatos que estão acontecendo. Expresse suas emoções e opiniões, não presuma que os outros vão descobrir o que você quer, se for necessário reforce o que você deseja, mantendo o foco no presente e no assunto principal, tenha confiança e sempre esteja disposto a negociar, sempre de forma gentil e respeitosa.
Essa matéria foi escrita por:
Miriã de Oliveira Pereira / CRP06-195106
Psicóloga da equipe CIENTE Psicologia