Burnout e Setembro amarelo, qual a relação?

O Setembro amarelo se originou nos Estados Unidos na decada de 90, alguns anos depois o Brasil tambem aderiu essa movimentação, é uma campanha extremamente importante que aborda  a conscientização e prevenção do suicídio.

Neste mês vemos muitos cartazes, fitas, campanhas todas na cor amarela, projetos em várias  instituições, conscientizando as pessoas a terem um olhar mais atento para seus familiares, colegas e até mesmo para si. 

A saúde mental é um conjunto de fatores e não se limita em ter ou não um transtorno mental, depende também da forma como reagimos às situações da vida, como lidamos com nossas emoções e também da qualidade da interação social.

O ambiente de trabalho pode promover ou não uma boa saúde mental

Cada vez mais pessoas são afastadas por transtornos mentais causados pelo ambiente de trabalho. Há pouco tempo se popularizou a palavra burnout, que é um estado de exaustão física, emocional e mental voltado a esse ambiente, o impacto disso é grande podendo trazer outros transtornos. 

Entendemos que o trabalho não é  apenas uma fonte de renda, é a onde a pessoa deposita boa parte do seu tempo em busca de realizações e qualidade de vida, o trabalho também coopera para sua identidade. É onde podemos encontrar caminhos para criar ou mudar nossa história de vida ajudando para uma auto eficácia e aumentando a autoestima.

Porém quando esse ambiente começa a mergulhar em tarefas e cobrança excessiva, estresse extremo, metas irrealistas, assédio, conflitos e falta de apoio, o trabalho pode se transformar em uma fonte de sofrimento levando a pessoa ao adoecimento, trazendo prejuízos significativos para a vida.

Vamos lembrar um pouco na época da pandemia, profissionais da área da saúde cansados e preocupados, aos poucos começaram a adoecer e se afastar do serviço, que muitos ainda se recuperam desse período.

Outra área é a de segurança, estresse diário, preocupação excessiva, e não é difícil você saber que um policial está afastado por problemas de saúde mental.

Agora vou falar dos trabalhos home office, excelente aliado, mas que para muitos gerou, isolamento social e ansiedade.

O trabalho pode contribuir ou ser o causador de algum transtorno mental, destaco a importância das empresas adotem medidas proativas,onde os colaboradores se sintam à vontade para frequentar espaços de escuta e acolhimento para dividirem o que sentem.

Isso pode evitar e reduzir os índices de adoecimento mental que levam ao suicidio, entendendo que essas pessoas estariam tendo um autoconhecimento logo de início, identificando os sintomas e já procurando ajuda antes que os sintomas avancem. 

Outro fator importante para observar é a impulsividade, o suicidio é um ato de desesperança com a vida, e às vezes em uma situação de sofrimento e impulsividade a pessoa acaba cometendo o suicidio, é importantíssimo observar essa característica em você ou em outra pessoa. 

O mês de setembro é um mês de alerta, mas que não deve ficar somente nesse período, os cuidados, apoio e segurança devem permanecer ao longo do ano, ou seja, é essencial que faça parte da cultura da empresa tendo atenção aos colaboradores. 

A CIENTE psicologia oferece atendimento psicoterapêutico individual e palestras em empresas promovendo cuidado, autoconhecimento e acolhimento! 

Se você enfrenta problemas e está considerando o suicidio, procure ajuda!

“Se precisar, peça ajuda!”

Essa matéria foi escrita por:

Miriã de Oliveira Pereira / CRP06-195106

Psicóloga da equipe CIENTE Psicologia